segunda-feira, 3 de março de 2008

Critica de la Argentina



Finalmente foi lançado na Argentina o jornal Critica.

Seu estilo gráfico não surpreende, embora seja de fácil leitura. Muitas páginas em PB. Assim como com o Pagina 12 quando Lanata era o diretor, o tom será de denuncia e de jornalismo investigativo. Uma das novidades da pagina web do jornal está lá embaixo: aparecem todas as folhas em thumbnail, e clicando em elas promete se ver a matéria em que o jornalista está trabalhando para a edição do dia seguinte. Vamos ver como funciona.

Num fato inédito pela gentileza, o diretor do jornal Perfil, Jorge Fontevecchia, escreveu uma coluna saudando o novo lançamento e lembrando a dificuldade que significa editar um periodico:

"Lançar um jornal é uma das obras mais complexas a realizar, já que uma vez que o conteúdo está pronto não se trata apenas de apertar um botão de um console para o público o receber; a tarefa está só começando para os gráficos, que devem imprimir milhões de quilômetros de papel, para depois transportar toneladas de exemplares. Só as páginas desta edição do jornal que o leitor tem em suas mãos, coladas uma a uma pelo seu lado mais curto, ocupam 26 metros de comprimento, e todos os exemplares somados, mais de dois mil quilômetros de folhas, que pesam 100 toneladas, que sobem a centenas de caminhões e aviões para chegar a 17.000 bancas de todo o pais."

Jornal Critica

Nenhum comentário: