sexta-feira, 14 de março de 2008

catarse no escuro



Depois de uma semana conturbada, na qual a política local nos encheu de emoções, não é má idéia dar uma escapada pro cinema e asistir alguns assassinatos.

No cine Ritz se destacam dois filmes. Um deles é Onde os Fracos não tem Vez. Já falamos sobre ele (ver post embaixo). Embora tenha criticado o tom moralista e didático, trata-se de uma das melhores opções para ver, depois de Senhores do Crime, de David Cronenberg.

Cronenberg (quem fez o excelente Marcas da Violência, seu filme anterior) volta a mostrar o mundo da máfia e pousar nele suas obsessões acerca da ambigüidade e a transformação. Essa foi uma constante em sua obra, que tem seus destaques em A Mosca, Irmãos Inseparáveis e M. Butterfly e que logo derivou num trabalho bastante pessoal e duro de assistir (Naked Lunch e Spider). Mas é a partir da realização dos trabalhos “por encomenda”, os citados Marcas da Violência e Senhores do Crime, que Cronenberg dirige tendo um pouco mais de consideração com aquele espectador que não é tão doente quanto ele. Isso não significa que esteja renunciando às suas celebres cenas escabrosas. Senhores do Crime as tem, mas na dose certa.

O resto da carteleira não presta. Aguardo ainda a estréia de Sangue Negro, de Paul Thomas Anderson.

Nenhum comentário: