terça-feira, 29 de julho de 2008

Do O Globo

Duas matérias me chamaram a atenção hoje naquele jornal:

A primeira foi a crónica de Cora Ronai sobre o arrastão que sofreu no fim de semana. Mais uma amostra da resignação do carioca frente à criminalidade, que se verifica no seu tom melancólico; já náo há indignação, apenas se agradece sair vivo dessa e se preparar para o próximo embate. Assim se vive no Rio de Janeiro, hoje. A cidade se curte nos intervalos das desgraças.

A outra é a coluna que aparece no setor de opinião, na parte onde escreve Veríssimo aos domingos (desculpem a imprecisão, mas a página do O Globo on line e tão complicada que não dá pra achar nada ali, nem se podem ler as colunas. Estou sem o jornal de papel aqui) É uma crítica ao projeto que exige o diploma para exercer o jornalismo, postura defendida pelos meus amigos do Urgente! e que eu acho, alem de meramente corporativista, empobrecedora. Ela pretende restar talentos, em vez de somar. Escrever num jornal exige responsabilidade, sim, mas isso só pode ser adquirido numa faculdade? Basta pensar quantos grandes jornalistas que nunca fizeram uma aula teórica nos teriamos privado de ler se essa imposição estivesse em vigor desde o começo da atividade. Uma matéria mal elaborada produto do despreparo se corrige com uma desição do editor, ou em ultima instância, do leitor. Pior é que uma boa matéria não seja publicada pela restrição de uma lei.

Nenhum comentário: