segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Campos merece mais ! (?)

Eu posso até entender os motivos que levam o ilustre Roberto Moraes a repetir como desabafo (e talvez como slogan) o seu "Campos merece mais" diante das novidades na política campista. Mas ainda assim não deixa de me chamar a atenção (mais uma vez) o que se evidência por trás dessa frase: a noção de que Campos é uma entidade autônoma e diferente da população que a habita.

Quando se fala isso, pareceria que há alguma coisa (a história, o território, etc.) que está desconectada da vontade de seu povo: um seria atrasado e ignorante; o outro, glorioso e nobre.

As forças do "mal", ou seja, o Campos que não merece mais e que impedem o progresso da cidade são a mídia tradicional, os políticos populistas, os pobres embrutecidos, a elite conservadora e a classe média refém de um emprego público ou de uma bolsa de estudos. Ou seja, praticamente toda a população campista.

Portanto, quem é que "merece mais"?

Campos é seu povo, o rico e o pobre. O ilustrado e o alienado. E ele elege democraticamente seus governantes. O sistema democrático terá muitas falhas, mas a unica que não pode lhe ser atribuída é a de ser um sistema injusto: a maioria decide.

Concordo com Roberto Moraes em quase tudo o que crítica, e acho que seu blog preenche com louvor a lacuna de desinformação que alaga a cidade. Por isso penso que deveria deixar de utilizar uma frase tão demagoga. Ele não merece isso.

Nenhum comentário: