quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O que já sabiamos


Do jornal O Globo de hoje:

"Citando estudos já realizados, o pesquisador Bruno de Oliveira Cruz, diretor adjunto de Estudos Regionais e Urbanos do Ipea, lembra que algumas evidências sugerem que os recursos destinados a municípios não tem contribuído para o desenvolvimento local. Ter muito petróleo reduz a taxa de investimento dos setores não extrativistas, incentivaria a corrupção e malversação de recursos públicos e reduz incentivos para acumulação de capital humano. Além disso, aumenta a volatilidaded e instabilidade macroeconômica, em razão dos preços internacionais do petróleo.

- Um aumento em 1% dos royalties levaria a uma redução de 0,06% na taxa de crescimento do PIB dos municípios. É a maldição dos recursos naturais. Os municípios gastam mal os recursos- disse Cruz."



Lorde Acton: “Todo o poder corrompe, o poder absoluto corrompe absolutamente”.

Um comentário:

Yuri Amaral disse...

cara, sabe que eu já tinha pensado nisso: os royalties como maldição!

só pode.. não tem outra explicação.

agora, que a falta de fiscalização e de rúbrica facilita a bandalhagem, facilita. o dinheiro dos royaltis tinham que ser destinados em percentagem a secretarias específica. cair em conta transparente ao público e ser passível de fiscalização - o que parece que não ocorre, ou a fiscalização já entrou no esquema...