terça-feira, 16 de junho de 2009

Acerca da nostalgia por tempos idos

da coluna de Arnaldo Jabor, hoje no O Globo, sobre a impossibilidade de querer uma cidade que já foi:

E como reformar as mentes de planejadores e urbanistas "clean"? A bolha antropológica não pode ser explodida. Tem de ser obedecida. A bolha sempre esteve ali, desde o tempo das "Memórias do Sargento de Milícias". Ela sempre esteve aí, só que se arredava nos morros, nas periferias.

Só uma ideologia de reforma que "inclua", que democratize, pode mudar o Rio. Ficou claro: qualquer ideia de reverter a situação é absurda. A ideologia nostálgica só conduz à ideia de genocídio. Para fazer voltar o chopinho dourado na paz dos sábados, só matando os morros. Há 30 anos, era fácil. Havia dinheiro e menos gente. Até hoje, só houve soluções "brancas" para problemas "pardos". Agora, só dá para fazer um plano de salvação social para o Rio a partir da aceitação da ideia do "insolúvel". Os marginalizados têm de ser participantes da reforma.
Não há solução. A partir daí, pode-se começar a pensar. Tudo indica que os novos governantes do Rio já estão pensando assim, como foi a amostra do morro Dona Marta.



Campos carece desse problema de integração social urbana, ou pelo menos não o tem na mesma escala do que no Rio. Mas tem outros, e estivemos discutindo eles nos últimos dias. A esses, acho que também se aplicam as observações de Jabor.

Nenhum comentário: