sexta-feira, 17 de julho de 2009

'Até Quando?' o programa PIG argentino

Podemos rir de uma peça de humor, ainda que não compartilhemos o pensamento de quem satiriza?

Acho que sim, da mesma forma que podemos gostar de um filme ainda que não concordemos com "a mensagem" do diretor. Trata-se de uma questão de inteligencia, tanto do autor quanto do espectador.

Aqui vai um exemplo argentino. Capusotto, o melhor humorista argentino hoje, parodia os programas de rádio portenhos que criticam o governo Kirchner. Para os simpatizantes da atual gestão, a imprensa estaria só passando más notícias, com a finalidade de atacar o progressismo peronista dos K. O que aqui é chamado de PIG (partido da Imprensa Golpista).

É claro que não concordo com essa visão que se tem de esses meios de comunicação, nem aqui, nem lá. Pelo menos, não os considero mais perigosos do que os governos que criticam. Até porque acho que jornalismo de situação não é jornalismo.

Mas isso não me impede de curtir uma boa sacada, ainda que errada conceitualmente. Afinal, as melhores piadas são as politicamente mais incorretas, muitas vezes bastante preconceituosas.

Como as piadas de argentino, que nos pintam como imprestáveis, quando na verdade somos os melhores do mundo!*

*é ironia, ta?

4 comentários:

Unknown disse...

AGRADEÇO O ESPAÇO PARA PODER EXPOR UMA INDIGUINAÇÃO QUE SE PASSA COM UM GRUPO DE APROXIMADAMENTE 350 ESTATUTÁRIOS DENOMINADOS AUXILIARES DE VIGILÂNCIA QUE COMPÕE O EFETIVO DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL E QUE NEM OS ORGÃOS COMPETENTES E A SOCIEDADE CONHECE OU SABE A DIFERENÇA ENTRE ELES E OS GUARDAS.

ACREDITO EU QUE O QUE ESTA FALTANDO É UM POUCO MAIS DE INFORMAÇÃO.POIS OS PRÓPRIOS NÚMEROS DO EFETIVO DA GUARDA DIZEM TUDO SE ANALIZARMOS:

_A QUANTIDADE DE GUARDAS;

_A QUANTIDADE DE AUXILIARES QUE NÃO PODEM EXERCER A FUNÇÃO DE GUARDA E NÃO TEM SEUS DIREITOS ADQUIRIDOS;

_GUARDAS COM IDADE OU ACIMA DA IDADE DE SE APOSENTAR ESPERANDO O TÃO SONHADO PLANO DE CARGO;

_GUARDAS SEDIDOS.

AI SOBRA A VERDADEIRA GUARDA CIVIL MUNICIPAL QUE TEMOS.

SERÁ QUE O VERDADEIRO PATRÃO DELES, OU SEJA A POPULAÇÃO, SABE DISSO?

TALVES ELA FICARIA ABSMADA COM O GRANDE EFETIVO DA GUARDA QUE TEMOS VIRTUALMENTE DE 936 QUE PELO CADASTRO PASSADO A NOVA ADMINISTRAÇÃO PELO GOVERNO ANTERIOR QUE CONTAVA NESSE EFETIVO AGENTE DE SERVIÇOS GERAIS, ASSISTENTE ADMINISTRATIVO II, AGENTE DE SERVIÇOS GERAIS III,FISCAL DE URBANISMO, ESTATUTÁRIOS QUE NÃO SÃO GUARDAS.

É AI QUE O AUXILIAR DE VIGILÂNCIA É USADO COMO GENÉRICO, DUBLÊ E MÃO DE OBRA BARATA, POIS O SALARIO É DE 53% EM RELAÇÃO A DO GUARDA MUNICIPAL, NÃO GANHAM RISCO DE VIDA OU INSALUBRIDADE E SÃO EXPOSTO EM HOSPITAIS E POSTOS INSALUBRES SEM RESPALDO E VÃO PARA O OSTENSIVO SEM RISCO DE VIDA COMO FAROL DE SÃO TOMÉ NO VERÃO, EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA, BIENAL, EVENTOS EM GERAL.

SEM CONTAR O PRECONCEITO E A INDIFERENÇA QUE SOFREM POR PESSOA DO ORGÃO QUE POSSUEM UMA ÍNDOLE INDIVIDUALISTA, MALICIOSA, HIERÁRQUICA E PEJORATIVA.

Anna Karina disse...

não vai mudar

Professores do CEJOPA disse...

Caros blogueiros,

Nós, professores do Colégio Estadual José do Patrocínio(CEJOPA), após reunião realizada no dia 09/09/2009, às 10h, nas dependências desta unidade de ensino, decidimos paralisar as atividades na instituição em repúdio às agressões sofridas por profissionais da educação na última terça-feira. A manifestação realizada em frente ao prédio da ALERJ, no Rio de Janeiro, contra o descaso das autoridades em relação à categoria foi reprimida violentamente, deixando 11 professores feridos.

A decisão sobre a paralisação nesta unidade foi tomada pela maioria presente na reunião, e todos os professores se dirigiram às salas de aula com o objetivo de comunicar aos alunos sobre a posição adotada. Buscamos ainda conscientizá-los a respeito do comprometimento de todos, docentes e discentes, na luta por uma educação responsável e de qualidade.

Finalmente, estaremos reunidos amanhã, 11/09, às 7h30min, a fim de apurarmos os resultados deste ato, reafirmando uma posição de alerta contra todas as atitudes que ameacem a construção de um projeto de sociedade livre, justa, ou que não considerem a educação como princípio básico.

Publiquem, se puderem!

Claudio Kezen disse...

Alejandro:

Muuuuito bom, seu post e o vídeo.

Sugiro que vc coloque mais coisas interessantes da Argentina relacionadas a cultura e artes em geral. Músicas, charges, resenhas de filmes, etc...

Me faz falta saber um pouco mais do que se passa por lá.

Parabéns pelo seu português!

Um abraço,
Claudio.