quarta-feira, 8 de julho de 2009

Mas o Rio continua lindo

Brasileiro não gosta que gringo venha lhe dizer o que tem de errado no seu país. Disso eu sei um pouco. Mas ainda assim recomendo ler a entrevista que aparece no segundo caderno do O Globo de hoje a um jornalista do New Yorker*, onde conta suas impressões depois de visitar as favelas do Rio de Janeiro e conversar com traficantes e moradores. Ele está preparando uma matéria que será publicada em breve na sua revista, e que certamente despertará a fúria de algumas autoridades cariocas, que o acusarão de 'manchar a imagem da cidade', ou algo assim.

*quis colocar o link da reportagem, mas no site do O Globo não aparece. Por que será?

15:00h agora apareceu o link no site, é esse aqui

O interessante da visão forânea é a idéia de que o que está acontecendo no Rio é uma situação insustentável e inaceitável, onde o estado retirou-se de certas comunidades deixando-as em mãos de traficantes e milicianos. Essa ausência, aqui, já não espanta a ninguém. O reporter americano lembra ter visitado o Rio alguns anos atrás, e comprobou como a situação tem piorado.

Os cariocas parecem ter limitado a sua capacidade de indignação apenas aos crimes cometidos na Zona Sul, resignando-se a aceitar a barbárie no resto da cidade. O cerco se fecha a cada dia, e eles continuam se achando privilegiados por morar na cidade maravilhosa.

Me lembra o conto "Casa Tomada" de Júlio Cortazar. Leiam ele aqui embaixo.

Nenhum comentário: