quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O plano-sequência

No cinema, chama-se plano-seqüência àquela tomada (take sem corte) que é tão longa que por si só configura uma cena, ou seja, uma unidade de lugar ou tempo.
Há muitíssimos planos-seqüência memoráveis na história do cinema : O começo de A Marca da Maldade (Orson Welles) é um dos mais celebrados. Festim Diabólico (Hitchcock) pretendia ser um filme inteiramente filmado num único take, o que era impossível devido à duração dos rolos de película, que tinham 11 minutos. Somente em 2002 o diretor Alexander Sokurov consegue filmar sua Arca Russa inteiramente sem cortes, graças ao vídeo digital.

O filme argentino "El secreto de sus Ojos", candidato ao Oscar a melhor filme estrangeiro este ano, acrescenta mais um plano-seqüência na lista. Sua falsidade é evidente, embora muito bem logrado, pois na prática seria impossível que uma câmera começasse o take desde o céu mostrando um plano geral do estádio de Huracán, voasse por cima dos jogadores, pulasse na arquibancada, caísse junto a multidão no momento do gol e daí fosse perseguir alguém pelos corredores labirínticos do prédio, para aparecer finalmente no campo.

Mas enfim, só fiz este post porque lá aparece o Racing Club de Avellaneda, o meu time do coração que alguma vez foi glorioso..




3 comentários:

Claudio Kezen disse...

Sensacional, Alejandro!

Branca disse...

Olá, agora virei blogueira tb, me visita e deixa sua opinião,ok?
http://florenceapagaaluz.blogspot.com/

nucleolenilsonchaves disse...

Luz, camêra, ação.

Está no ar o blogdonucleo.blogspot.com

Um abraço