domingo, 17 de abril de 2011

Uma boa explicação para saber como somos idiotas

O engenheiro André Dantas explica, num post bastante longo mais de leitura amena, porque financiar um carro no Brasil é um grande negócio para a financeira e um assalto para o consumidor. O texto começa assim:

O dinheiro que evapora
Quem já não ouviu a velha ladainha, "Não sei o que acontece. Ganho bem, mas não sei pra onde vai o dinheiro."? Sabe qual a mágica que faz todo esse dinheiro "evaporar"? A nova classe média possui diferentes graus de endividamento e enfrenta esse tipo de questão, porém ainda sem entender o porquê desta discrepância. É o que esta matéria pretente explicar, bem como explorar algumas alternativas para que uma boa parte do que se ganha são seja perdida.

Este fenômeno misterioso do "dinheiro evaporante" vem do crescimento exponencial das dívidas causado pelos juros compostos, que no Brasil é agravado por aqui haver uma das taxas de juros mais altas do mundo, combinado com a depreciação do carro usado.

e continua aqui (com uma explicação prática de como funcionam os juros exponenciais, que até pesoas como eu conseguirão entender) no blog Autoentusiastas. Blog que, aliás, recomendo para aqueles que gostam de carros.

Nenhum comentário: