segunda-feira, 11 de julho de 2011

Barcelona e os chapa branca



Ontem se realizaram eleições na cidade de Buenos Aires para chefe de governo local. Mauricio Macri, atual chefe de governo e que concorre à reeleição, obteve 47% dos votos frente ao candidato da presidenta Cristina Kirchner, Daniel Filmus. No próximo 31 de julho será realizado o segundo turno entre os dois, mas dá-se por descontado que Macri vai ganhar.

Macri pertence ao PRO, partido de centro-direita, enquanto o partido de Kirchner, a Frente para a Victoria, é o que chamaríamos 'progressista', ou esquerda. Na verdade, os dois são ramificações dessa babel política chamada 'peronismo', que por sua vez é um sinônimo de 'argentino'.

A revista Barcelona, na sua capa desta semana, brinca com a perplexidade progressista em admitir que a população é capaz de votar num candidato que não seja de esquerda. Embora alinhada ideologicamente com os Kirchner, Barcelona sabe que o melhor humor não é apenas aquele que ri dos 'outros', mas principalmente 'da gente'. E o faz revelando os truques de manipulação da mídia, seja chapa branca ou opositora.


O quê tem os portenhos na cabeça.
Quem são os fascistas, torturadores e privatistas
votantes do PRO: tem entre 18 e 93 anos;
são basicamente homens e mulheres;
pertencem a todas as classes sociais e estão em todos os bairros;
como se resignam os habitantes de Buenos Aires a viver na
cidade mas "facha" (fascista)



Nenhum comentário: