sexta-feira, 29 de julho de 2011

O Klondike Goitacá


"Podemos asseverar que não nos move sentimentos subalternos de vingança ou oposição sistemática, mas o compromisso inegociável de busca por um Estado democrático, moderno, justo, capaz de atender aos anseios de um município que está imobilizado pela ausência de políticas públicas que atendam as necessidades da população. "
Manifesto da Frente Democrática - dezembro 2010


A Frente Democrática se reúne com Jorge Picciani e Eduardo Cunha.

Os empreiteiros da cidade, segundo um boato publicado no blog de Fernando Leite, estariam contratando uma consultora privada internacional para realizar um “levantamento paralelo de tudo, absolutamente tudo que está acontecendo na administração municipal de Campos”.

O que tem em comum esses dois fatos? A corrida dos royalties.

A FD demonstra ser capaz de qualquer tipo de aliança com a finalidade de se colocar em lugar dos Garotinho. Além disso, resulta engraçado observar que se trata de um rejunte de personalidades conflitantes entre si. É fácil perceber como as ambições pessoais de muitos de seus integrantes se sobrepõem às do conjunto. O que os une, como diria Borges num famoso poema, não é o amor, mas o terror.

Se algum desses políticos quissesse realmente construir uma nova forma de fazer política, contrária às práticas ‘tradicionais’ do fisiologismo e das alianças vergonhosas, por que não bastaria apenas se manter independente, manter um discurso franco, percorrer as ruas, denunciar os desmandos? Para que se juntar? A vitória deveria ser conseqüência de um caminho percorrido sem pressa, pois neste caso, a pressa é inimiga da integridade.

Por outro lado, de ser verdade que certos empresários estariam agindo para mostrar as mazelas do governo, como isso pode beneficiar à população campista? Acaso não fica claro que se trata de uma ameaça para poder receber os que lhes é devido? Vamos acreditar que a ERNEST & YOUNG TERCO consiga ter acesso aos dados contábeis e licitatórios da prefeitura, e consiga elaborar um informe que denuncie os superfaturamentos, serviços não realizados, suplementações desnecessárias, etc. Alguém é tão inocente de pensar que aquele que encomendou o relatório o tornaria público, revelando assim como participou de um esquema ilícito?


A corrida dos royalties obnubila. A diferença com à do ouro, aqui não se corre desesperado com picaretas, pás e peneiras. Aqui o que se mina é a inteligência das pessoas.

Nenhum comentário: