segunda-feira, 6 de maio de 2013

FUTURAMA

O futuro é um bom lugar para os políticos. Desde esse lugar, eles podem retornar ao presente e nos contar um mundo maravilhoso, que só eles viram, mas que precisa de nosso apoio (a eles) para que vire uma realidade.

Semana passada, o blog do Garotinho anunciou que foi aprovado no PAC da mobilidade o projeto do metrô suspenso para Campos. A maravilha percorrerá 30km, de Travessão ao Goytacazes. Para quem não sabe, Goytacazes é aquele distrito onde ainda não chegou a duplicação da RJ-216.

Lendo o blog de Roberto Moraes, se conhece um pouco mais sobre a tecnologia que movimentará os veículos: "Os veículos se deslocam pela movimentação de ar, insuflado por dutos dispostos no interior das vigas que são parte do traçado do elevado. O ar injetado impulsiona aletas na parte inferior do aeromóvel, movimentando-o." IMPRESSIONANTE.

Na reprodução do jornal O Diário, uma boa notícia, a manchete que melhora uma manchete anterior: 'o metrô vai dobrar a distância'. 



Roberto destaca, ainda, que o custo de R$ 400 milhões, dos quais a prefeitura aportará 100 mi, é 'uma bagatela', considerando o quanto Campos recebe de royalties por ano.

Portanto, a boa notícia é esta: campos terá um Aeromóvel de última tecnologia, cujo trajeto atravessará 30 bairros, por um custo, para os campistas, de apenas 100 milhões.

Se trata, sem dúvidas de um avanço significativo para um município cuja prefeitura não consegue sequer fazer com que suas linhas de ônibus entreguem um mínimo de conforto aos seus passageiros, como ar condicionado e mais frequências,  e que, nas obras que inicia, não existe a mínima preocupação em evitar estourar todos os prazos e orçamentos.


R$ 400 milhões para essa obra é uma bagatela, para quem vem de Futurama. Para quem vive no presente, basta acompanhar obras como a transposição do São Francisco; o Maracanâ; o projeto do trem bala Rio-SP, para saber que, NUNCA, os cérebros do departamento de planejamento conseguem acertar o custo final de um mega projeto. Sempre fica (muito) mais caro.

Para quem tinha como exemplo o VLT de Macaé, achando que Arnaldo Vianna tinha razão,  mais más notícias: http://g1.globo.com/rj/serra-lagos-norte/noticia/2013/04/projeto-do-vlt-em-macae-rj-corre-risco-de-nao-sair-do-papel.html

Macaé torrou 15 milhões na compra de vagões, mas não tem trilhos nem estações. 

É bom que os campistas percebam que Futurama não fica no blog do Garotinho. Futurama fica em Macaé.

Nenhum comentário: