domingo, 14 de julho de 2013

Leviatã vs.Goldstein

O Douglas da Mata me provoca, num comentário dois posts abaixo:

Estranho não ler nenhum texto seu sobre o caso Globogate...

O que houve, o gato comeu sua língua tão afiada a desfiar os males dos governos que você chama de "populistas"?

E agora, sonegando impostos, lavando dinheiro em paraísos fiscais, processos roubados, seria o caso de cassação da concessão?

Qual é sua opinião sobre o tema? Estou curioso, porque sabes que prezo muito aquilo que escreves, embora quase sempre discorde! 


Entendo que, em primeiro lugar, e antes de responder a sua questão, cabe esclarecer uma confusão na qual Douglas incorre, que é a seguinte: 

Segundo ele, ao criticar os governos ‘populistas’, eu estaria alinhado automaticamente  às organizações Globo, numa espécie de co-autoria intelectual e material. Pensa, assim, que no caso do grupo multimídia cair em desgraça pelo cometimento de algum tipo de crime, tudo o que eu falei em relação à política (especialmente à política argentina) estaria errado ou, pelo menos, eivado de suspeição.

É um reducionismo que não é próprio de Douglas. Ainda que não coincidamos, não é possível pensar que, porque a Globo sonega impostos, eu tenha que passar a pensar que o governo Kirchner não mente nem rouba. Não há nexo causal entre um fato e outro.

Eu sei que ele sabe isso. Talvez, a ideia seja mesmo me futucar.

Então vamos lá: começo com os fatos.

O PT não gosta da mídia corporativa, por entender que ela foi sempre inimiga do partido, e dos governos Lula e Dilma. Pensa, então, que qualquer noticia ou opinião publicada por aquela, contrária ao governo, é uma tentativa de golpe institucional. Assim, sua pretensão é criar um marco legal que controle ou dissipe a capacidade de formar opinião por parte dos grandes grupos jornalísticos, através do que chamam ‘controle social da mídia’.

Bem, vai aqui a minha opinião precedida do seguinte raciocínio:

1- Os grandes grupos jornalísticos, no Brasil e no mundo, são corporações. Seu objetivo é gerar lucro através da venda de seus produtos, no caso, jornais e revistas;

2- Não me iludo com as intenções desses grupos. Não penso que sejam heróis da liberdade, nem que sejam neutrais em termos ideológicos. E pode até ser que não gostem do PT;

3- E ainda mais: todos sabemos que noticia ruim, escândalo e denuncia vendem mais do que os seus opostos;

4- Daí deriva-se o seguinte: a grande mídia quer e precisa vender, para atingir seu objetivo natural, como corporação, que é a obtenção do lucro - com o PT no poder, uniu o útil ao agradável. Mas será que a mídia quer ‘triunfar ideologicamente’?  

5- Exemplo do ponto anterior: se a mídia apoiou o Collor na sua ascensão à Presidência (Globo), com o mesmo ênfase apoiou sua derrubada (Veja). Pergunto: a derrubada de Collor foi um golpe midiático? Acaso ela ( a mídia) conseguiu convencer os legisladores que o governo Collor era corrupto, sem sê-lo? Será que foi ela que motivou e instigou a mobilização dos caras-pintadas?

Digressão: provavelmente, naquela época, algum defensor de Collor teria pensado que talvez não estivesse mal algum tipo de controle social da mídia;

6- Retorno: a mídia, e o jornalismo, vivem de denuncias, e não há melhor fonte de escândalos do que um governo (qualquer governo).

7- Ao mesmo tempo, e a despeito de todos os mecanismos de controle institucional, o governo (qualquer governo) também é, potencialmente, o maior gerador de abusos contra o cidadão, dada sua supremacia. 

8- Não há mídia mais poderosa do que um governo (qualquer governo). Fato: a ‘mídia golpista’ não conseguiu evitar a reeleição de Lula, nem a eleição de Dilma. Isto, que parece uma obviedade, parece ter sido esquecido pelo Petismo, agora que tem o poder. 

9- Mas sempre é bom termos um inimigo à altura, para justificar nossos defeitos. O Leviatã precisa de um Emmanuel Goldstein. 

10- Mas não é uma luta entre iguais. Goldstein não existe; o Leviatã, sim.


Por isso, concluo: se a Globo sonegou impostos, desviou recursos e mandou  desaparecer um processo, que seja julgada e, provada sua culpa, condenada (no caso do processo sumido, dá até para utilizar a Teoria do Domínio do Fato, acho que o PT, agora, não se oporá). 

Contudo, uma coisa é certa: as supostas falcatruas da Globo não melhoram os governos, nem tem a capacidade de mudar a história (quem fazia isso era uma administração: a de Stalin). Como cidadão, preciso, e quero, que a mídia seja 'inimiga' do governo. De qualquer governo.

Um abraço.


Quase esqueço de responder sua pergunta. Sobre se cabe a cassação da concessão das  licenças de rádio e tv da Globo: penso, a principio, que tais crimes não o justificam (veja a Lei 4.117 – Código Brasileiro de Telecomunicações, artigo 64). 

3 comentários:

douglas da mata disse...

O chapeleiro louco!

Caro hermano, tua "ingenuidade" comove.

"O PT não gosta da mídia...". Ora, caro amigo, não se trata de "gostar" ou "desgostar".

Mídia não é partido, e não deve se portar como tal.

Ainda mais quando quer as prerrogativas da imprensa, ainda que haja como uma facção partidária.

É claro, não há pecados que redima outros, todos sabemos, mas se a mídia quer se portar como porta-voz da moralidade (sempre seletiva), cabe sempre a cobrança do exemplo.

Aí está o nexo causal que nos faz cobrar-lhe sobre seu estranho silêncio!

Óbvio que cada um que pague sobre seus crimes, ainda que no caso da mídia, ela sempre aja para expor os erros alheios, enquanto ignora os seus(e isto é de uma deslealdade desumana).

Mas o fato é: como o porco poderia falar do toucinho? Não dá, ainda mais quando as funções são tão díspares, pois com todos os erros, partidos e mandatários são ferramentas indispensáveis à democracia, como também seria a mídia caso não se portasse como um antro de hipocrisia.

O problema da mídia, como sempre dizemos, é a condenação "seletiva" dos pecados, como a construir uma moral vesga ou míope.

Governos são uma ótima fonte de "notícias"? Claro que são.

O que intriga é que alguns governos sejam "mais" interessantes que outros, ou que alguns escândalos "choquem" mais que outros.

E isto, o caro amigo sequer coloca em questão...deve vir no pacote "liberdade de imprensa". Engraçado, não conheço nenhuma valor absoluto, e por que seria a mídia detentora de um "mandato inquestionável" para processar, julgar e sentenciar comportamentos e a moralidade alheia?

Bom, o hermano diz que "precisa" que a mídia seja inimiga de qualquer governo...

E depois o "reducionista" sou eu...

Continua no outro comentário...

douglas da mata disse...

Continuação do outro comentário:

Deveria então, imaginar que as mídias corporativas utilizam a mesma "medida" para todos os governos.

A FOX de Murdoch utiliza a mesma virulência para governantes democratas e republicanos, conservadores e trabalhistas?

Bem, só os tolos acreditariam nisto.

globo, veja, etc, tratam tucanos e petistas de forma equânime? Só se for no país das maravilhas que vive nosso chapeleiro louco porteño.

Clárin tratou a ditadura argentina com a mesma virulência que dedica aos Kirchner? Duvido...

Os exemplos poderiam levar horas e horas!

Exemplificar o caso collor como sinônimo de possibilidade de controle da política pela mídia é de doer!

Colocados ao lado do programa de privatizações demotucanas de ffhhcc, collor e sua quadrilha poderiam ser considerados escoteiros!

Por que será que só collor sofreu impeachment?

Qualquer pessoa mais ou menos informada sabe que sua queda se deveu muito mais a sua tentativa de impor-se acima dos acordos firmados, que a uma cruzada cívica midiática.

O sofisma da necessidade comercial de explorar o jornalixo é um achado!

Seria quase uma confissão perfeita, não fosse o fato de que a versão não se sustenta:

É justamente este postura suicida da mídia que a tem colocado à beira da bancarrota, e cada vez mais dependente de dinheiro público, e aqui sim, de qualquer governo.

Um efeito "colateral" da permanente ação de desmoralização da política e dos políticos foi o desabamento da credibilidade da mídia nos últimos 10 anos, cuja impopularidade já se equipara a de seus "alvos".

Ah, e é bom lembrar: não foi o petismo que elegeu o mídia como maior partido de oposição: Foi a presidente da ANJ, associação nacional de jornais, em pronunciamento famoso, que já circulou toda a rede, que disse: "fazemos o papel que os partidos de oposição não conseguem mais fazer".

E como as coisas sempre se interligam, sendo você um defensor desta mídia, logo...ao defender a mídia, acaba por defender a sua hipocrisia, e por tabela, os seus crimes...

Ah, e antes que eu me esqueça:

Muito esperta a sua defesa da globo sob o espectro da lei de comunicações, rsrsr...pobre amigo.

Veja o que diz a lei 9613(lavagem de dinheiro):

Da Responsabilidade Administrativa

Art. 12. Às pessoas referidas no art. 9º, bem como aos administradores das pessoas jurídicas, que deixem de cumprir as obrigações previstas nos arts. 10 e 11 serão aplicadas, cumulativamente ou não, pelas autoridades competentes, as seguintes sanções:

(...)

IV - cassação ou suspensão da autorização para o exercício de atividade, operação ou funcionamento.

douglas da mata disse...

Como sei (e respeito) seu tempo para publicar minha réplica, publiquei uma especial para você em meu modesto blog.

Um abraço.