quinta-feira, 10 de abril de 2008

Mau humor venezuelano



A notícia que o orgão regulador da televisão de Venezuela proibiu a exibição de Os Simpsons por considerar que é uma má influência para as crianças, mais do que representar um ato de censura próprio de uma ditadura, significa a amostra perfeita da mentalidade "homersimpsoneana" do regime de Chávez.

Lembro agora do episódio do programa que se passa no Rio de Janeiro e as reações de indignação dos funcionários municipais. O humor é muito perigoso.

Dizia o escritor Fontanarrosa que o contrário do humor não é a seriedade, mas o pomposo, o estupidamente solene. Aquilo que, por sua vez, acaba sendo objeto de comêdia.

“Acho engraçado tudo o que é cerimonial, acadêmico: as instituições rígidas, a Igreja, os exércitos, alguns escritores. Aqueles que observam a vida como de cima de um pedestal de mármore. Eles se prestam para que a gente ria deles.”

Um comentário:

xacal disse...

grave, pode parecer brincadeira, por se tratar de um CARTOON, mas Hugo Chavez de "cadeia" parece trilhar o caminho inexorável dos caudilhos latino americanos...

É verdade que muito de seu açodamento se deve ao enfrentamento a que tem sido submetido, e não juízos fáceis sobre nenhum país da sudamerica, muito menos a Venezuela sentada nas suas jazidas de sangue negro...

Mas ceder ao autoritarismo parece sempre a solução mais fácil, o atalho "necessário"...