domingo, 20 de julho de 2008

FONTANARROSA



Há exatamente um ano morria em Rosario o escritor e desenhista Roberto `Negro` Fontanarrosa. Pouco conhecido no Brasil, era surprendentemente querido na Argentina e na América Latina. Tão popular quanto um jogador de futebol ou um musico de rock, Fontanarrosa era um prolifico criador de contos e charges, cujo leque de assuntos ia desde o futebol (seu tema favorito) até parodias de escritores americanos alla Sidney Sheldon: escreveu dois romances acerca das aventuras de um mercenário sirio chamado, justamente, Best Seller. Incrivelmente, não existe nenhum trabalho seu traduzido ao portugués. Um pecado literário que deveria ser consertado para felicidade dos leitores brasileiros.

Os jornais argentinos lembram o aniversario, e embaixo das materias pode se ler os comentários de milhares de pessoas que praticamente repetem a mesma mensagem: se te extraña mucho, Negro...


Como uma pequena homenagem de minha parte, publico aqui embaixo uma tosca tradução do conto "Aforismos de Ernesto Esteban Etchenique" do livro "Nada del Otro Mundo"(Buenos Aires, De la Flor, 1990)

Nenhum comentário: