quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O nevoeiro



Já que a blogósfera campista está empolgada com cinema nestes dias, aqui vai minha dica:

Deve estrear nas proximas semanas no cinema o novo filme de Frank Darabont, O Nevoeiro, baseado no livro de Stephen King. Darabont já tinha adaptado duas obras do escritor, a excelente Sonho de Liberdade e À Espera de Um Milagre. Desta vez o diretor entra de cheio no gênero favorito de King: o Terror. Numa pequena cidade americana, um nevoeiro baixa repentinamente impedindo a visibilidade a mais de 2 metros de distância, acompanhado de algumas criaturas bastante nojentas e perigosas.

Darabont se permite fazer uma leitura sociologica do grupo humano que fica preso num supermercado, o que gerou algumas polêmicas na crítica e reações bastante efusivas do público numa determinada cena em que um personagem é morto. Mas o mais impactante, o mais anti Hollywood que o diretor faz é a adaptação do final. Ele foi trocado em relação ao livro original, mudando o tom e a moral da história.

Os filmes americanos, em geral, se destacam por ter sua primeira metade muito mais criativa e original do que a parte final. Aqui, a situação e inversa. O horror, segundo Darabont, é algo pior do que um bicho feio aparecendo imprevistamente.

Nenhum comentário: