sexta-feira, 17 de outubro de 2008

The Onion vs Ancelmo Gois



Na sua coluna de hoje no O Globo, Ancelmo Gois se indigna diante da capa do calendário do jornal satírico americano The Onion, que mostra a imagem do Cristo Redentor com duas metralhadoras (por que será que inventaram isso ?)

The Onion é um jornal de humor, similar ao Barcelona da Argentina. E o tipo de humor que não se autolimita diante da correção política ou dos nacionalismos de araque. O episódio lembra o escândalo que geraram Os Simpsons quando viajaram pro Rio (Don't Blame Lisa). É também o tipo de graça que as vezes tentamos fazer neste blog e que gera as mesmas reações pseudo-chauvinistas dos ofendidos locais. Para eles, só os nativos podem ver as coisas erradas e os de fora tem que fingir que está tudo certo (na prática funciona ao contrário).

A guia The Onion pode ser visualizada na web aqui. Funciona como um Google maps, com comentários de cada lugar do planeta. Sobre o Brasil fala o seguinte:

" Brasil:Pessoas na sua maior beleza, humanidade na sua maior feiura.

Com a gente mais sexy do planeta sendo esfaqueada a noite, Brasil seja talvez o lar das mais bonitas vítimas de roubos de carros, assaltos e violência do mundo."

E sobre a Argentina:

"Uma bela comunidade de retiro de nazistas"

2 comentários:

claudiokezen disse...

Muito legal, Gustavo, até porque humor e patrulha de qualquer espécie não combinam.

VCabral disse...

É, Gustavo, um país de tanta beleza ser visto dessa forma pelo mundo, é duro, mas é real.