sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Vivam os trailers

Me acontece as vezes que um trailer me emociona muito mais do que o próprio filme que está promocionando. Esse pequeno audiovisual é uma arte em si mesma, pois requer uma certa habilidade para transmitir em poucos segundos a essência daquilo que dura, em média, 2 horas.

Os trailer americanos, embora pioneiros na área, últimamente deixam bastante a desejar. Pareceria que a premissa agora é simplesmente "contar" o roteiro todo em poucos minutos, com uma musicalização que vai ficando insuportável até aparecer o nome do filme em questão. Hitchcock era um grande realizador de trailers, muitos deles eram filmações especiais, e não imagens extraídas do filme.Recomendo ver alguns no Youtube, como esse aqui de Psycho onde o próprio Alfred mostra a "cena do crime".

Um dos mais sugestivos trailers do cinema argentino seja, talvez, o de "Histórias Extraordinárias". Filme realizado em vídeo, com apenas 30.000 dólares, 4 horas de duração e que muitos dos meus compatriotas se arriscam a qualificar como o melhor da história cinematográfica argentina, e do qual já falamos no Monstruo de Dos Cabezas . Como disse naquela oportunidade, não sei se haverá chance de ver o filme no Brasil, mas o trailer já justifica sua existência.


Nenhum comentário: