sexta-feira, 12 de junho de 2009

Motivos para assistir ‘O Lutador’



1- A história de uma figura que foi destaque na década dos ’80, mas que o tempo, as drogas e a própria existência o tornaram uma caricatura triste de si próprio. A vida do ator Mickey Rourke se confunde com a do personagem, o lutador de ‘catch’ Randy "The Ram" Robinson.

2- Um olhar afetuoso ao mundo do ‘wrestling’, espécie de Vale Tudo exagerado, com o seu companheirismo e as suas lutas arranjadas, mas não por isso carentes de perigo. O mais violento não seja talvez os golpes que os lutadores se desferem, mas o auto-sacrificio a que se obrigam os participantes, tentando fazer do show um espetáculo literalmente sangrento.

3- A maneira como a câmera segue por trás o protagonista ao longo do filme, que lembra àquelas tomadas televisivas de ‘entrada triunfal pro ringue’ dos boxeadores. O diretor Darren Aronofsky tenta dizer que a vida de The RAM é uma luta constante?

4- E finalmente, mas não por último, a contemplação da maravilhosa Marisa Tomei. Uma atriz que aos 44 anos mostra tudo (tudo mesmo) o que não mostrou no começo de sua carreira, sem que ninguém fique com saudades da sua tímida juventude. Ela, e seu personagem, também são lutadoras contra as inclemências que a vida bota perante certas mulheres.

Nenhum comentário: