terça-feira, 21 de junho de 2011

Velhas novidades



O Blog Urgente! comentou o artigo publicado na edição de junho do boletim Petróleo, Royalties & Região, onde sustenta que quanto mais royalties, menos tranparência.

Revirando a internet, linko aqui uma matéria da Isto É acerca da relação entre o petróleo e o (não) progresso. Algumas novidades que já sabíamos:

"Situada no Golfo da Guiné, na África Ocidental, a república da Nigéria começou a explorar suas jazidas em 1958 e desde então a vida de seus 148 milhões de habitantes não melhorou. Pelo contrário. Por mais de 50 anos, o petróleo vem servindo como combustível para a desigualdade social, a corrupção e a violência generalizadas."

"Um fator essencial para esse cenário (fala da exceção da Noruega como país petrolífero desenvolvido) foi a criação do Fundo de Petróleo, que praticamente isola parte dos lucros da commodity da economia. Aplicados no exterior, eles são posteriormente restituídos ao país."

"A Noruega é uma exceção, pois países onde a riqueza é o petróleo em geral não dão certo", diz Zylbersztajn. "O país se acomoda, não se desenvolve e, em vez de avançar, pode regredir. É como viver de renda."

Alguma vez, alguém deveria fazer um estudo relacionando municípios que recebem royalties e filhos de usineiros. Seria outra grande descoberta manjada.

Nenhum comentário: